Os anos de 2020 e 2021 ficarão marcados pela pandemia da covid-19, mas boas oportunidades de negócios também surgiram nesse período, principalmente para o setor de startups.
Os momentos de adversidade também servem de inspiração para o surgimento de ideias inovadoras. Ao longo das crises atravessadas pelo mercado mundial, as startups se mostraram um dos setores mais resilientes, graças ao seu crescimento exponencial e aos melhores retornos pós-crises. Foi nessas ocasiões que surgiram ideias admiráveis, como as startups Airbnb, Uber, Zoom e muitas outras. Isso ocorre porque é justamente nessas situações que empreendedores incomodados e descontentes vislumbram as oportunidades e criam alternativas e soluções para os problemas do momento.
O Brasil é o quinto mercado global em tecnologia. O país tem uma excelente safra de empreendedores e startups bilionárias. A crise desencadeada pela covid-19 ainda terá muitos desdobramentos, mas com certeza diversas startups ainda farão uso da tecnologia a fim de superar tudo isso. Portanto, se antes da pandemia as startups já ocupavam um lugar de destaque em nosso país, agora, em um novo cenário, serão ainda mais essenciais.
O mercado ainda está incerto em muitos sentidos e, nesse contexto, investir em negócios inovadores que resolvam problemas existentes e urgentes, por meio de startups, tornou-se uma excelente oportunidade de investimento. É hora de incentivar o pequeno negócio, ser solidário e manter o mercado ativo.
A maioria dos países já descobriu as vantagens de apoiar o desenvolvimento do ecossistema de startups e tecnologia, e este setor pode desempenhar um papel vital na retomada econômica do Brasil pós-pandemia. Ele gera oportunidades de forma muito mais rápida, com investimentos muito baixos em infraestrutura e sem custo ambiental. Os postos de trabalho no setor são altamente qualificados, o que estimula o desenvolvimento de empregos indiretos no comércio e serviços.
A realidade pós-pandemia nos mostra que a matriz econômica que nos levará para as próximas décadas não será a mesma que nos conduziu até aqui. As startups podem oferecer soluções inovadoras, as quais, por si só, tornarão o país mais eficiente, ao reduzir custos e aumentar as facilidades na realização de todo tipo de tarefa ou processo.