Rate this post

Para os amantes da arte moderna e dos grafites de rua, existem alguns locais que viraram pontos turísticos por saírem do chamado lugar “comum” e se tornaram atrativos pelas paredes desenhadas.

 

A arte de rua ou Street Art é a expressão que se refere às manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público. A princípio, um movimento underground, a street art, foi aos poucos se constituindo em uma forma do caráter artístico, abrangendo várias modalidades.

 

Como forte referência dos setores turístico e artístico, a Wynwood em Miami, exala arte. Trata-se de uma galeria a céu aberto composta por grafites e pinturas de artistas do mundo todo. O pioneiro do ramo imobiliário, Tony Goldman, responsável também pelo desenvolvimento de Miami Beach e do SoHo, em New York, decidiu, em 2009, iniciar um projeto de transformação de Wynwood, a partir de uma simples ideia: Ele queria transformar as paredes sem janelas dos depósitos e galpões industriais do bairro como telas gigantes de arte. A irreverente ideia de Goldman deu tão certo que hoje Wynwood Art District é considerada uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. São dezenas de obras espalhadas pelo bairro assinadas por mais de 50 artistas de 16 países.  Para se ter ideia do sucesso deste projeto, é possível baixar um aplicativo com o guia Wynwood Tour Guide na apple store.

Imagem relacionada

 

Resultado de imagem para Wynwood

Já no Brasil, possuímos em São Paulo algo semelhante a Wynwood, o Beco do Batman. A tradição de pintar os muros começou em 1980, quando um artista desenhou o famoso Batman. O mais interessante do local é que você pode ir lá diversas vezes que verá que os desenhos das ruas são frequentemente renovados, de maneira a tornar todas as visitas únicas e especiais. O local é um ótimo pano de fundo para fotos alegres. A maioria dos temas utilizados pelos artistas de rua são bem diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e econômicas.

 

Imagem relacionada