Rate this post

Sua empresa já ouviu falar da multicloud? Esta solução é uma das melhores escolhas para organizações que buscam mais escalabilidade, disponibilidade e segurança para sua infraestrutura de dados.

A popularização da cloud computing trouxe uma série de benefícios para as empresas. A tecnologia permitiu, por exemplo, mover boa parte da estrutura de TI para o ambiente online, o que aumentou a eficiência e reduziu consideravelmente os custos. Agora, cada vez mais organizações estão migrando para ambientes multicloud, ou seja, compartilhando sua carga de trabalho em várias nuvens. Na multicloud, usa-se uma combinação de nuvens, que podem ser duas ou mais nuvens públicas, duas ou mais nuvens privadas ou uma combinação de nuvens públicas e privadas.

Eliminar a dependência de um único provedor pode ser uma alternativa interessante para empresas, mas a multicloud ainda oferece outras vantagens: acesso ao melhor de cada serviço — dificilmente um único provedor oferecerá todas as ferramentas de que sua empresa precisa. O uso de múltiplos provedores pode preencher esta lacuna; melhoria na recuperação de desastres — depender de uma única fonte de serviços para qualquer coisa é uma abordagem de alto risco. Muitas empresas já perceberam isso e estão optando por arquiteturas multicloud; menor latência — é possível selecionar regiões e zonas da nuvem que estão próximas dos clientes, o que minimiza a latência e melhora a experiência do usuário.

Para empresas que buscam otimizar recursos e gastos com infraestrutura em nuvem, bem como realocar recursos e utilizá-los de acordo com a necessidade, e não de forma contínua, uma configuração multicloud pode ser a melhor abordagem em qualquer contexto, com o uso de diversas instâncias de várias nuvens de diferentes fornecedores. A utilização de diferentes fornecedores significa acesso a diferentes recursos, infraestrutura subjacente, segurança e outros elementos específicos às ofertas do fornecedor. A multicloud oferece tudo isso, permitindo que empresas e organizações tenham acesso a todos os fornecedores para que os dados possam ser colocados em um ambiente mais adequado para seus recursos.

É comum confundir a multicloud com as nuvens híbridas, mas são muitas as diferenças entre elas. No primeiro caso, trata-se da união de dois ou mais serviços de armazenamento de dados em nuvem. A nuvem híbrida nada mais é do que a presença de vários tipos de implantação de nuvens, públicas ou privadas, integradas entre si, e uma das grandes vantagens da multicloud é justamente esta: ao contrário da nuvem híbrida, as nuvens podem ser interdependentes, ou seja, elas não precisam ser integradas. É uma maneira mais flexível e autônoma de configurar a sua infraestrutura de dados.

Se a implementação da multicloud se justificar diante das demandas do seu negócio, realize um planejamento que leve em conta suas prioridades corporativas e aproveite todo o potencial que as nuvens múltiplas podem oferecer, otimizando o funcionamento da sua organização e, consequentemente, potencializando seus resultados.