Rate this post

Você já se imaginou saindo de casa sem seu smartphone? Pedir comida na hora do almoço, deslocamentos rápidos, marcação de consultas, movimentação bancária – hoje praticamente tudo se faz com o auxílio do celular e o ambiente de escritório não poderia ficar de fora dessa tendência. A popularização e o uso dos dispositivos móveis levaram as empresas a pensar de forma diferente sobre a condução de seus negócios e a se adaptar de uma maneira a qual jamais poderiam imaginar.

DISTRAÇÃO X PRODUTIVIDADE

Em relatório recentemente publicado pela The Economist Intelligence Unit, empresa britânica que fornece serviços de previsão e consultoria por meio de pesquisas e análises, 60% dos funcionários disseram acreditar que a tecnologia móvel aumenta sua produtividade. Outros 45% afirmaram que seu uso aprimora a criatividade.

Outro relatório, desta vez da MyCloudIT, plataforma de gerenciamento e entrega de aplicativos e desktops em nuvem, afirma que os trabalhadores são mais produtivos quando podem trazer seu próprio dispositivo móvel e quando a mobilidade no local de trabalho é incentivada.

Ao que tudo indica, ao invés de servir como uma distração, os dispositivos móveis estão realmente capacitando os trabalhadores a fazer mais, ao elevar a qualidade de seu trabalho a um novo patamar. Os benefícios? Redução de custos, aumento de receita, portabilidade, disponibilidade, produtividade, flexibilidade.

A QUESTÃO DA SEGURANÇA

O uso de dispositivos móveis no ambiente de escritório facilitou o acesso e a implementação de novas tecnologias: computação na nuvem, máquinas virtuais, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), wearables e muito mais. Beneficiadas por aplicativos que praticamente trazem o escritório até a ponta de seus dedos, muitas pessoas já exercem o home office. Porém, o uso massivo de aplicativos que conectam funcionários a empresas privadas, possivelmente em redes não seguras, deixando dados confidenciais desprotegidos, está levando as empresas a se preocupar e investir mais em segurança.

Segundo pesquisa da Avast, empresa de softwares antivírus sediada na cidade de Praga, República Tcheca, o trabalho remoto atrai candidatos por vários motivos. Quando inquiridos sobre os benefícios de trabalhar remotamente, 34% dos funcionários de pequenas e médias empresas disseram que isso os deixou mais felizes, enquanto 30% afirmaram que os tornou mais produtivos. No geral, 59% disseram que eram mais produtivos fora do escritório. Ao final, a pesquisa assegura: “Se a força de trabalho móvel está aqui para ficar — e o relatório sugere que sim — é essencial que as empresas protejam seu hardware e ativos digitais.”

O QUE VEM A SEGUIR

O uso de dispositivos móveis incentiva as empresas a continuar inovando, motivando os trabalhadores a encontrar novas maneiras de conduzir os negócios de maneira mais eficiente e segura. Desenvolvendo e implementando uma estratégia de mobilidade que atenda às suas necessidades, as empresas já podem se preparar para colher os benefícios.