Rate this post

A vida útil de um empreendimento pode ser consideravelmente aumentada se o processo de manutenção predial for implementado de maneira eficiente, o que pode ser feito utilizando-se a metodologia BIM.
Imagine que você precisa passar por um labirinto. Depois de entrar, você provavelmente não encontrará o caminho certo e se perderá várias vezes, antes de encontrar a saída. Isso fará com que você demore muito para cruzar o labirinto. Agora, imagine que você tem um GPS com um mapa do labirinto, permitindo que você o atravesse muito mais rapidamente e provavelmente sem se perder.
Esta situação pode ser replicada para uma situação real, na qual: quem deve atravessar o labirinto é uma equipe técnica, o labirinto é um projeto e o GPS é o BIM.
O termo BIM refere-se a Building Information Modeling — uma metodologia de gestão de projetos que consiste na criação de um modelo 3D inteligente que possibilita gerir documentos, coordenar e fazer simulações ao longo do ciclo de vida do projeto (planeamento, concepção, construção, operação e manutenção).
A fase de gestão e manutenção de edificações é a mais dispendiosa do seu ciclo de vida, podendo chegar a 70% do seu custo total. Otimizar esses processos pode trazer uma série de vantagens.
Graças às informações do modelo BIM e à possibilidade de acessar a qualquer momento essas informações e avaliar mais de uma solução, a metodologia BIM está revolucionando a manutenção predial. Ao contrário dos sistemas anteriormente utilizados, baseados em banco de dados alfanuméricos, raramente vinculados a plantas baixas, a metodologia BIM proporciona um ambiente 3D de informações uniformes e coordenadas, replicando o modelo real em todas as partes e funções.
Fazer um plano de manutenção predial com o BIM é muito mais funcional, porque permite um melhor entendimento das normas técnicas, bem como uma maior interação entre todos os componentes do edifício, como as alvenarias, revestimentos, estrutura, sistemas (elétrico, combate a incêndio, hidráulico), ventilação e equipamentos, elevadores, bombas, escadas rolantes etc.
A Orion conta com o apoio de plataforma BIM para o design e arquitetura de funcionalidades, sendo possível criar digitalmente modelos virtuais precisos de nossas implantações e suas funcionalidades. Esta solução oferece suporte avançado ao longo de todas as fases do projeto, permitindo melhor análise e controle, em comparação aos processos manuais normalmente utilizados.
Pela demanda que a manutenção gera para o gestor, o BIM é uma plataforma cada vez mais presente no gerenciamento de Facilities. Como a fase de manutenção é uma das mais onerosas do ciclo de vida predial, otimizar recursos é uma prática indispensável — e o BIM é de grande ajuda para calcular esses gastos e evitar desperdícios.