Rate this post

Quando se trata de manutenção eficaz de equipamentos, máquinas e instalações, os importantes benefícios da manutenção preventiva não podem ser ignorados.
Das estratégias de manutenção empregadas por empresas que dependem de equipamentos, a manutenção corretiva segue o lema “quebrou, conserta”, prática que às vezes pode economizar dinheiro a curto prazo, mas muitas vezes acaba custando ainda mais a longo prazo. A manutenção preventiva, por outro lado, é um programa de manutenção cuidadosamente projetado, em que as tarefas de manutenção são executadas rotineiramente para evitar correções maiores e mais caras no futuro.
A seguir, 7 benefícios de realizar a manutenção preventiva que todo FM deve conhecer:
1. Prolongar a vida útil dos ativos — indiscutivelmente, este é o benefício mais importante da manutenção preventiva. Manter os equipamentos em boas condições permite que eles funcionem por mais tempo, reduzindo custos. 2. Menor risco de avarias — a maioria dos benefícios aqui listados decorre principalmente da redução do risco de quebra. Esperar para realizar a manutenção até a falha coloca as instalações em risco de perda de produtividade e imagem prejudicada. 3. Eficiência aumentada — além de durar mais, os equipamentos que passam pela manutenção preventiva de rotina também funcionam com mais eficiência. 4. Diminuição de tempo de inatividade — o tempo de inatividade da máquina é inevitável quando a manutenção está sendo realizada, mas pode ser significativamente reduzido com a manutenção agendada com antecedência, com um plano de manutenção preventiva. 5. Promoção de saúde e segurança — no contexto da manutenção preventiva, a saúde e a segurança são muitas vezes consideradas, principalmente como uma preocupação em instalações com equipamentos perigosos, mas a saúde e a segurança são importantes em todas as instalações. 6. Maior satisfação do cliente — garantir que o equipamento esteja sempre funcionando da maneira mais eficiente possível se traduz diretamente em economia de custos e aumento de receita, mas também ajuda a criar uma imagem de marca forte e aumentar a satisfação do cliente. 7. Economia de custos — todas as razões listadas acima levam a um benefício final da manutenção preventiva: redução de custos. A manutenção não planejada normalmente custa de 3 a 9 vezes mais do que a manutenção planejada.
A estratégia de manutenção preventiva da Orion consiste em programa de substituição de componentes, a partir da expectativa de vida útil repassada pelo fabricante de cada componente. Trabalhamos com programas orientados pelo fabricante, devidamente ajustados para a relação custo x disponibilidade desejada pelo contratante.
Quando se trata de qualquer demanda de manutenção, prevenção é a palavra de ordem. As empresas que se tornam proativas com seus esforços de manutenção estão buscando as melhores execuções de produção nos mais diversos cenários.