Rate this post

Ultimamente, o uso dos chamados metamateriais tem surgido na construção civil. Artificialmente modificado de tal modo que adquira propriedades que não existem de forma natural, o mais conhecido destes novos materiais é o grafeno.
É o material mais fino existente, porém mais forte que o aço. É ultraleve, mas altamente resistente e, embora permeável à água, age como uma barreira ao mais leve dos gases. Esse conjunto de qualidades oferece inúmeras possibilidades de uso na indústria da construção civil. Ele pode, por exemplo, ser agregado ao aço para aumentar sua vida útil estrutural de vinte a cinquenta vezes, além de diminuir os custos preventivos com anticorrosivo e manutenções periódicas.
Com o grafeno, grandes expectativas poderão se concretizar em um futuro próximo, com sua fabulosa multifuncionalidade para sistemas de infraestrutura mais seguros, inteligentes, duráveis e econômicos. Sua viabilidade econômica, entretanto, vai depender da fabricação em larga escala e da redução dos custos de produção, ainda elevados.