5 (100%) 1 vote

Com a dinâmica de mudanças da atualidade, é preciso manter o ambiente em condições ideais de funcionamento. Uma infraestrutura moderna, bem administrada e ajustada às necessidades de uma empresa é essencial para que ela atenda bem seus clientes, atinja seus mercados-alvo e obtenha sucesso nos negócios.
TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA
Ao transformar uma infraestrutura em 4.0, custos e prazos podem ser reduzidos. É assegurada também maior sustentabilidade, eficiência nos empreendimentos e qualidade de vida para os moradores ou trabalhadores. Essa transformação pode ser feita com o uso de aplicativos e ferramentas, como gestão data-driven e uso de sensores e IoT. A infraestrutura 4.0 não é construída de concreto ou aço, mas com software, computação na nuvem e dados.
É na gestão tradicional de um edifício comparada a de um prédio inteligente, com softwares específicos para gerenciá-lo e mantê-lo, que se notam as vantagens da implantação da infra 4.0: ao tirar proveito das mais recentes tecnologias, criando condomínios inteligentes baseados em sensores e IoT, garante-se não apenas a segurança e o bem-estar dos inquilinos, como também é possível monitorar as atividades de manutenção e a produtividade dos funcionários, otimizando os recursos humanos e materiais necessários para a conservação das instalações.
A Infra 4.0 permite que sejam maximizados o uso de software e fluxos de trabalho inovadores. Os ganhos são: redução de custos e riscos, maior sustentabilidade, aumento da automação e Experiência do Usuário mais satisfatória. Para proporcionar uma infraestrutura física mais inteligente, é preciso atualizar a infraestrutura digital, da qual a primeira depende.
PRIORIZANDO A SUSTENTABILIDADE
Cada vez mais empresas e condomínios procuram reduzir seu impacto ambiental, tornando suas instalações ecologicamente corretas, e a sustentabilidade é uma das prioridades da Infraestrutura 4.0. O Green Building deixou de ser uma opção para se transformar em uma necessidade e, à medida que essa demanda aumenta, surgem aspectos inovadores e criativos relacionados à preservação do meio ambiente. Um deles é a Plataforma Arc, do GBC Brasil, um sistema modular que ajuda a monitorar, em tempo real, o desempenho energético de edifícios, comunidades ou cidades, levando em consideração critérios correspondentes em energia, água, resíduos, transporte e experiência humana. Podem ser emitidos Certificados de Desempenho ou a Certificação LEED, a certificação ambiental para edifícios mais utilizada em todo o mundo. A plataforma Arc representa uma nova era para as construções sustentáveis, com a utilização das ferramentas da Infraestrutura 4.0, por meio do uso compartilhado de tecnologia, feedback e reconhecimento da excelência, permitindo que edifícios, comunidades e cidades inteiras comparem seus desempenhos e troquem experiências sobre suas estratégias sustentáveis.
O GrupoOrion possui sua própria plataforma de monitoramento e gestão: EVE Smart Building, para acompanhamento em tempo real dos seus múltiplos contratos de operação, em mais de 100 municípios e em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento de ambientes corporativos atrelando eficiência, saúde e bem-estar e UX (experiência do usuário). Como em toda gestão baseada na Infraestrutura 4.0, os ganhos são muitos, principalmente em eficiência e redução de custos.