Rate this post

A Geração Z, também conhecida como centennials, refere-se à geração que nasceu aproximadamente entre 1996-2010. Criados na internet e nas mídias sociais, os centennials começam a adentrar o mercado de trabalho com características únicas. Sua empresa está preparada para recebê-los?

DIFERENÇA TECNOLÓGICA

Durante as últimas décadas, o planeta experimentou um enorme crescimento no desenvolvimento tecnológico, marcado por gerações com características distintas, uma delas a diferença como usam a tecnologia, tanto na vida cotidiana quanto no local de trabalho: são as chamadas gerações tecnológicas. A Geração X, nascida entre 1965-1976, utiliza principalmente e-mail e telefone para se comunicar. Sucedendo-a, a Geração Y, nascida entre 1977-1996, utiliza principalmente mensagens de texto e mídias sociais. A Geração Z nasceu praticamente na tecnologia, entre 1996-2010, utilizando principalmente dispositivos e acessórios de comunicação portátil para se comunicar. A pessoa mais velha desta geração tem agora cerca de 24 anos; criada inteiramente on-line, ela demandará dos locais de trabalho uma nova maneira de pensar, o que engloba tecnologia, sustentabilidade, personalização e, claro, mídia social.

UM NOVO AMBIENTE DE TRABALHO

Os centennials são criativos e proativos. Usam várias plataformas ao mesmo tempo, compartilhando continuamente o conteúdo nas redes sociais. A Internet é fundamental em suas vidas, pois eles interagem com influenciadores, familiares e amigos por meio de redes sociais. O impacto de sua entrada no mercado de trabalho será rápido e profundo, seus efeitos repercutirão no ambiente corporativo, no varejo, na tecnologia, na política e na cultura. A Geração Z tem uma perspectiva única sobre carreiras e como definir o sucesso na vida e na força de trabalho, assim, empresas e empregadores precisarão demonstrar seu compromisso com um conjunto mais amplo de desafios, como sustentabilidade, mudança climática e preocupações sociais.

Entre as preferências e comportamentos dessa nossa nova geração está a versatilidade no local de trabalho, com baias, locais e horários flexíveis. O intraempreendedorismo também é outra característica dos centennials, ou seja, são empreendedores dentro da empresa, tendo a inovação como palavra-chave desse conceito.

COMO ACOLHÊ-LOS

Os empregadores devem estar prontos para adotar uma dinâmica que corresponda ao ambiente externo, desenvolvendo programas de treinamento e liderança robustos, com foco na diversidade. O futuro do trabalho exigirá o retorno da figura renascentista, o chamado homem enciclopédico, em contraponto ao especialista: um trabalhador com diversos talentos, interesses e áreas de conhecimento, o que demandará a fusão de quatro habilidades principais de trabalho: ferramentas digitais e habilidades tecnológicas, geração e análise de dados, habilidades de gerenciamento de negócios, design e habilidades criativas.

Para que as empresas atraiam e mantenham os melhores e mais brilhantes trabalhadores da Geração Z, será necessária uma mentalidade diferente.