Rate this post

Atualmente, quando a velocidade é altamente valorizada e os processos demorados são considerados impróprios, os data centers precisam ser ágeis para se manter relevantes, e uma das formas de isso ocorrer é por meio da automação.
A automação do data center refere-se ao processo de redução das interações humanas no fluxo de trabalho de rotina: agendamento, monitoramento, manutenção, solução de problemas, entrega de aplicativos etc., com a ajuda da tecnologia. Hoje em dia, as operações de negócios envolvem grandes volumes de dados processados em alta velocidade e os comandos manuais são muito lentos para serem eficazes, podendo colocar em risco o desempenho dos negócios. A automação do data center reduz o tempo necessário para que as equipes de TI executem tarefas rotineiras e permite que elas forneçam serviços sob demanda de maneira recorrente e automatizada.
E como a automação está chegando aos data centers? De várias maneiras. Parte da inércia do trabalho remoto ocasionada pela pandemia fez surgir a oportunidade para introduzir a automação de tarefas e a robótica em centros de processamento de dados, e nos setores mais imprevisíveis. Como exemplo prático de uma tarefa rotineira substituída pela automação, empresas instalaram robôs aspiradores de pó com sensores que medem a temperatura e o nível de umidade no data center, e todos sabem a importância de se manter esses parâmetros dentro de níveis ideais nesses ambientes.
À medida que a escala dos data centers aumentar, o que já se observa hoje em dia, o volume total de hardware e software que precisa ser gerenciado ultrapassará em muito as capacidades da equipe humana. Este movimento exigirá investimentos em prol da otimização de tarefas, o que dará lugar à automatização de tarefas nas instalações de data centers. Trata-se de uma maneira segura de operar em ambientes com temperaturas altamente controladas, reduzindo os custos operacionais e de refrigeração, e aumentando a segurança.
A automação está sendo implementada em vários setores, e o data center não é exceção. À medida que a demanda por suporte de centros de processamento de dados continuar a crescer e os data centers ampliarem continuamente suas operações para atender às crescentes demandas, a automação desempenhará um papel fundamental para manter tudo funcionando bem. Mesmo assim, é importante ressaltar que um sistema automatizado ainda requer interação humana e supervisão de alguns aspectos. O que a automação realmente permite é um sistema mais rápido e preciso que pode reagir a eventos ou ações com muito menos recursos.