Rate this post

A cada dia os consumidores estão mais dispostos a comprar produtos, investir em serviços e apoiar empresas com comprovado histórico de responsabilidade social na redução do impacto ambiental, o que tem levado mais organizações e empresas a tomarem a iniciativa de criar locais de trabalho e cultura empresarial mais conscientes do meio ambiente, por meio de políticas ecologicamente corretas. Quando uma empresa troca desperdício por sustentabilidade, os colaboradores respondem positivamente. Funcionários felizes estão engajados, o que depende em grande parte de práticas sustentáveis no trabalho.
Aqui estão alguns exemplos de iniciativas que podem ser implementadas para desenvolver uma cultura sustentável no local de trabalho, não apenas em 22 de abril, conhecido como o Dia da Terra, mas todos os dias do ano. Não se esqueça de tornar as práticas sustentáveis fáceis de serem executadas.
1) Implementar um programa de reciclagem — da copa às demais áreas de trabalho, informar sobre o manuseio consciente de lixo por meio de sinalização clara em estações de descarte apropriadas. Computadores antigos e outros itens que ocupam espaço desnecessário no local de trabalho podem ser doados; 2) economizar energia — ações simples como apagar as luzes e desligar equipamentos eletrônicos fora do horário de expediente ajudam a economizar energia; procurar dispor os móveis de modo a aproveitar o máximo da iluminação e ventilação naturais; usar sensores de presença para manter luzes acesas e substituí-las por modelos mais econômicos; 3) incentivar o escritório sem papel — as soluções de computação digital e em nuvem permitiram que as empresas se tornassem mais colaborativas, simplificadas, eficientes e ecológicas. O papel e a tinta podem ser trocados por alternativas ecologicamente viáveis; caso seja necessário o uso de papel, dê preferência ao reciclado; 4) reduzir o uso de descartáveis — incentivar o uso de canecas e copos reutilizáveis, juntamente com garrafas de água também reutilizáveis. Quando não for possível abolir os descartáveis plásticos, substituí-los por itens de papel; 5) colocar plantas no escritório — elas ajudam a embelezar o espaço, melhoram a atmosfera geral e reduzem o estresse e a ansiedade da força de trabalho. A vegetação interna pode aumentar os níveis de oxigênio e remover poluentes prejudiciais, como dióxido de carbono; 6) reutilização e reciclagem — algumas empresas já incentivam seus funcionários a trazer itens não utilizados de casa, como eletrodomésticos, roupas ou sapatos, várias vezes por ano, para compartilhar uns com os outros. Isso ajuda a limitar o desperdício em casa, ao mesmo tempo em que outras pessoas são auxiliadas.
Para criar uma experiência contagiante e positiva, os colaboradores precisam sentir que a empresa se preocupa com o meio ambiente e seu bem-estar pessoal. Quanto mais a sustentabilidade for incentivada, mais os funcionários farão dela um objetivo pessoal.