Rate this post

Imagem relacionadaComemora-se hoje o Dia Internacional da Água. Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para reforçar a importância da água como essência da vida na Terra. Por conta da data, está acontecendo o Fórum Mundial da Água, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro deste ano, tem o tema “Compartilhando Água”. O objetivo é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade. Várias são as pautas em discussão, com destaque para a Crise Hídrica no Brasil, Desastres Ambientais e Mudanças Climáticas, além de debates sobre Saneamento e Conservação de Bacias Hidrográficas. Esse encontro, que reúne representantes de 175 países, tem também como objetivo chamar a atenção para o desperdício de água pela população. Em Brasília, por exemplo, onde está sendo realizado o evento, apesar da crise hídrica, 1 em cada 4 brasilienses usa água para lavar carro em casa.

 

Resultado de imagem para 8o fórum mundial da água

 

E seguindo essa filosofia de compromisso com a sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente, e a preservação e economia de água, o Centro Corporativo Portinari faz a diferença.

Alguns exemplos do empreendimento, que tem localização privilegiada:

Todos os sanitários do Centro Corporativo têm sistema de esgotamento a vácuo, reduzindo em até 80% o consumo de água; tem capacidade para economizar 48% de água em relação a um prédio comum; torneiras com vazão reduzida; arejador e fechamento automático; reaproveitamento de água de chuva e do sistema dos reservatórios; controle de acionamento de bombas hidráulicas. Além disso, possui medição de energia e água setorizada por pavimento, possibilitando o gerenciamento do consumo. Possui, ainda, um sistema de esgotamento a vácuo que consome, em média, 1,2 litros por descarga, enquanto o sistema convencional consome 6 litros. Esse sistema também reduz a quantidade de esgoto a ser tratado. Há reservatórios de retenção, que acumula água da chuva durante períodos de precipitação e diminui a contribuição na rede de drenagem pública, auxiliando na redução de inundações e enchentes; possui reservatórios de reuso que acumulam e tratam a água da chuva e do sistema de ar condicionado, reaproveitando a mesma para torneiras e irrigação das áreas de jardins.

Além de todas essas vantagens em relação aos demais, o Centro Corporativo Portinari é um edifício altamente tecnológico e moderno, que ostenta o privilégio de obter a pre-certificação LEED Gold, mas com pontuação que pode atingir a classificação de LEED Platinum, tornando-se o primeiro edifício comercial deste nível na região Centro-Oeste e o 11º classificado no Brasil.

 

 

Este projeto arrojado, tem fachada sustentável, um amplo Lobby na entrada, Auditório, 295 vagas de garagem distribuídas em 4 subsolos e plantas humanizadas.