Rate this post

Entre as inúmeras atribuições dos gerentes de Facilities, destaca-se o incentivo à saúde, ao bem-estar e à produtividade através do conforto térmico dos escritórios e instalações sob sua responsabilidade, e isso é particularmente importante, pois os sistemas AVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) são responsáveis por mais de 40% do uso total de energia. Infelizmente, porém, a manutenção reativa continua sendo a norma, ou seja, espera-se que o problema apareça para que algo seja feito, e essa é a maneira mais cara de manter os sistemas AVAC das instalações.

A justificativa costuma ser a falta de recursos, mas ignorar a manutenção do sistema AVAC pode sair muito mais dispendioso. Instalações nas quais a manutenção adequada de AVAC é efetivada podem economizar pelo menos 15 a 20% de energia, em comparação com aquelas nas quais os sistemas se deterioram.

A Lei 13.589/2018 tornou obrigatório, em todos os edifícios de uso público e coletivo, o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle em sistemas de ar condicionado, tornando mandatórias a Portaria 3523 e a Resolução 9 da Anvisa, bem como as normas da ABNT. Cabe, portanto, aos gerentes de Facilities identificar as economias reais associadas à manutenção abrangente, de forma pró-ativa, com revisões planejadas e preditivas, o que reduzirá drasticamente os custos de manutenção.