5 (100%) 1 vote

O que os povos indígenas têm a nos ensinar? De acordo com o Breeam Awards, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo, essa contribuição é inestimável, pois o prêmio de prédio mais sustentável das Américas em 2018 foi concedido ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá, MT, cuja construção foi baseada na sabedoria e no conhecimento ancestrais dos povos do Xingu.

Inspirado no formato da oca indígena, o prédio tem revestimento externo em camadas duplas, separadas por cerca de 40 cm, o que ajuda a captar a água pluvial, posteriormente filtrada e estocada para uso na irrigação, lavagem de pisos e banheiros. Esse processo resfria a camada interna de concreto, consequentemente ajustando a temperatura do interior.

Todos os itens da construção, como iluminação natural, uso de energia solar, reaproveitamento da água, coleta seletiva e reciclagem, compostagem, biodiversidade e reaproveitamento de materiais demonstramo compromisso com a sustentabilidade e o respeito ao legado dos povos ancestrais da América, um exemplo a ser seguido.(crédito fotografia: Breeam)