Rate this post

Você sabia que um bom relacionamento interpessoal, motivação, vontade e alegria de trabalhar em uma empresa podem gerar lucros para ela? Como o grau de felicidade de um colaborador pode ser um fator importante na sua produtividade?

A busca pela felicidade sempre foi uma das metas do ser humano, e bastante árdua, diga-se de passagem. Quando se fala em felicidade no trabalho, o primeiro fator que nos vem à mente é um salário maior, mas isso é suficiente para provocar uma felicidade inabalável em um funcionário? Talvez uma satisfação momentânea, porque a felicidade é muito mais do que isso. Tendências corporativas atuais indicam que os trabalhadores estão recusando empregos com salários mais altos e optando pelos mais gratificantes, nos quais é mais provável que encontrem alegria e inspiração. Nesse sentido, de acordo com a Deloitte’s 2017 Global Human Capital Trends, “uma produtiva e positiva experiência do funcionário surgiu como o novo contrato entre empregador e empregado.”

Ser feliz traz um enorme impacto em nossas vidas, mas na verdade buscamos a felicidade em lugares e coisas erradas, e a infelicidade no trabalho pode causar estresse, depressão e muitas outras doenças, algumas de difícil diagnóstico.

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Como, portanto, buscar a motivação e um maior significado dentro do ambiente de trabalho? Especialistas são unânimes em afirmar que alguns fatores podem impactar positivamente essa questão. Eis alguns: busque qualificação. Você certamente domina alguma habilidade, então, invista nela. Não queira fazer um milhão de coisas, mas faça muito bem aquilo que você sabe fazer. Seja criativo. A criatividade representa um enorme campo de possibilidades para quem sabe tirar proveito dela. Faça pausas quando se sentir cansado. Pesquisas da Harvard Business Review mostraram que funcionários que fazem uma pequena pausa a cada noventa minutos relatam um nível 30% maior de foco e que funcionários que conseguiram se concentrar em apenas uma tarefa no trabalho são 50% mais engajados.  Seja proativo, mantenha o foco naquilo que faz. Somos reativos porque não prestamos atenção no que está acontecendo ao nosso redor, estamos constantemente distraídos com tudo. Para ser proativo é necessário concentração e foco. Não procrastine tarefas nem decisões, procure controlar seus pensamentos e sentimentos. Certamente essas são poucas, mas valiosas sugestões para começar a cultivar a felicidade no ambiente de trabalho.

A CHAVE PARA O SUCESSO

Pessoas felizes são mais criativas, têm mais disposição, são mais otimistas, motivadas e saudáveis, portanto, ter funcionários felizes é extremamente importante para a atuação e permanência de qualquer empresa. Funcionários mais felizes trabalham mais, agem melhor em equipe e são mais produtivos, e nunca é tarde para lembrar a frase de Albert Schweitzer (1875-1965), médico e filósofo alemão ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1952: “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, terá sucesso.”