5 (100%) 1 vote

Assim como todos nós devemos estabelecer uma rotina de exames de check-up para garantir boa saúde, os edifícios também necessitam de uma rotina de manutenção para manter todas as suas funções. E nesses tempos de pandemia, isso tornou-se uma questão de saúde e bem-estar.

FERRAMENTAS PARA A MANUTENÇÃO

A maneira rápida como é transmitida a covid-19 afeta todos os tipos de empresas. É, portanto, tarefa dos gerentes de Facilities planejar e executar manutenções preventivas que assegurem excelentes padrões de higiene, impedindo a propagação do vírus nas edificações. As manutenções obrigatórias também devem continuar a ser realizadas regularmente, com todas as precauções sanitárias. O mercado brasileiro dispõe de excelentes ferramentas de tecnologia para a manutenção de edifícios, com listas de verificação, o que amplia a eficiência dos dispositivos.

Nesse cenário, destaca-se a EVE, sistema inteligente de monitoramento de ambientes corporativos da Orion que une eficiência, saúde, bem-estar e UX (experiência do usuário). Ele permite que tudo o que acontece no empreendimento seja visto, remotamente ou em uma sala instalada no próprio local, criando sistemas interligados que se adequam a espaços dinâmicos e voltados ao usuário. Nesses tempos de pandemia, nada mais oportuno do que uma ferramenta como a EVE, focada na saúde e no bem-estar, para ajudar no combate à covid-19.

Como uma das formas de transmissão do vírus é por via aérea, a manutenção preventiva dos sistemas de ar condicionado, dentro dos padrões exigidos pelos órgãos responsáveis e normas técnicas (ABNT), torna-se prioridade para manter a qualidade do ar e reduzir a disseminação do novo coronavírus. Isso trará saúde para os usuários e economia para a empresa.

Por se tratar de um vírus altamente contagioso, planos de emergência no combate à covid-19 devem ser adotados, de acordo com as regras sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso inclui rigorosas medidas de higiene, limpeza, desinfecção de superfícies e dispositivos.

NA LINHA DE FRENTE

Os profissionais de gerenciamento de Facilities estão mais ocupados do que nunca, na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. Eles garantem que as edificações estejam limpas e desinfetadas adequadamente e prontas para ocupação, assim que isso seja permitido. A manutenção predial se faz necessária não só para proteger os ambientes de trabalho, mas também a vida de todos.