Rate this post

Atualmente transformação digital é um tema muito abordado em diferentes setores e empresas. Muitos falam que trata-se de uma excelente oportunidade de negócio e aqueles que não se transformarem, perderão mercado. A questão que fica é: o que, de fato, esta sendo ou deve ser transformado?

Fábio Leite, Gerente da Schneider Eletric, diz que anos atrás, quando surgiu a energia elétrica, muitos se perguntavam como o mercado receberia esta tecnologia. Questionavam se valia a pena investir e, por outro lado, muitos divulgavam que estavam se transformando, quando na verdade apenas mudaram as velas de iluminação da época por lâmpadas elétricas. Na visão do Fábio Leite, isso não é transformação. A questão era muito mais profunda do que isso. Tratava-se de trocar as máquinas a vapor por máquinas elétricas, verificar os parceiros que estavam acompanhando essa transformação como um todo. Ou então, se a empresa fabricava algo a vapor, deveria rever o negócio pois a tendência era de que o mercado iria mudar. Com a transformação digital é igual: E-commerce, mídias sociais, chatbots, ou então sensores de automação e wearables, são digitais, mas não fazem parte da transformação digital. “Ser digital hoje requer o uso de analíticos, iot e inteligência Artificial”, segundo a EY, na Harvard Business Review, completa o Fábio Leite.

Para saber mais, assista a palestra “Como a transformação digital pode influenciar nos novos projetos” durante o Go|Talks, no Google Campus-SP: clique aqui