5 (100%) 1 vote

Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, data que propõe uma reflexão sobre a diversidade e a inclusão na sociedade brasileira, e cada vez mais as empresas as adotam como forma de criar um futuro sustentável. Mas o que vem a ser a diversidade? Etimologicamente, “diversidade” significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que tem multiplicidade. Em outras palavras, significa respeitar e valorizar as pessoas em suas diferentes dimensões, como etnia, gênero, nacionalidade, idade, deficiência, orientação sexual, educação ou religião. A promoção da diversidade e da inclusão, entretanto, pode trazer benefícios comerciais?

SÓ VANTAGENS

Farrah Qureshi, diretora executiva da Global Diversity Practice (GDP), resume com propriedade a questão: “Praticar a diversidade é respeitar e apreciar nossas diferenças, e a questão-chave para as empresas é como aproveitar essas perspectivas, estilos de vida e origens diversas para impulsionar o sucesso e a inovação dos negócios.” Em uma época em que as empresas enfrentam desafios complexos e mudanças geopolíticas, a diversidade é vista como um facilitador, uma maneira de obter sucesso em um mercado em evolução. E está rapidamente se tornando uma prioridade estratégica.

Entre as vantagens da diversidade no local de trabalho, podemos citar: maior criatividade, maior produtividade, novas atitudes, novas habilidades de linguagem, entendimento global, novos processos e novas soluções para problemas difíceis. Ao lado dos benefícios, entretanto, implementar iniciativas de diversidade no trabalho também significa enfrentar novos desafios.

DESAFIOS PELA FRENTE

A diversidade deve ser efetivada levando-se em consideração objetivos organizacionais de cada empresa, identificando-se as lacunas específicas para saber onde alocar os recursos. Para isso, é preciso contar com uma equipe capacitada, suporte e os recursos para efetivar as mudanças. Além disso, para a empreitada ser bem-sucedida, é necessária a participação de todos, enfrentando possíveis resistências internas.

Pesquisa da McKinsey & Co. afirma que empresas com um equilíbrio saudável entre homens e mulheres têm 15% mais chances de superar seus concorrentes, enquanto aquelas com funcionários com uma boa mistura étnica são 35% mais promissoras.

BOM PARA OS NEGÓCIOS

É mais provável que os funcionários se sintam confortáveis e confiantes em um ambiente em que a inclusão seja uma prioridade. A diversidade pode fornecer benefícios concretos e imateriais para a organização; empregar trabalhadores com habilidades culturais e de idioma, por exemplo, pode levar a um maior alcance para os negócios. Especialistas em diversidade acreditam que grupos heterogêneos podem contribuir com ideias mais criativas e dar à empresa uma vantagem competitiva.

Uma mudança na diversidade não acontece sem tempo e investimento, mas as empresas que oferecem um ambiente inclusivo para seus funcionários inovam, crescem e superam a concorrência. É o que mostram pesquisas e evidências.