X
    Categories: InteratividadeInternet das CoisasSegurançaTecnologia

MOBILIDADE TECNOLÓGICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Rate this post

Você já se imaginou saindo de casa sem seu smartphone? Pedir comida na hora do almoço, deslocamentos rápidos, marcação de consultas, movimentação bancária – hoje praticamente tudo se faz com o auxílio do celular e o ambiente de escritório não poderia ficar de fora dessa tendência. A popularização e o uso dos dispositivos móveis levaram as empresas a pensar de forma diferente sobre a condução de seus negócios e a se adaptar de uma maneira a qual jamais poderiam imaginar.

DISTRAÇÃO X PRODUTIVIDADE

Em relatório recentemente publicado pela The Economist Intelligence Unit, empresa britânica que fornece serviços de previsão e consultoria por meio de pesquisas e análises, 60% dos funcionários disseram acreditar que a tecnologia móvel aumenta sua produtividade. Outros 45% afirmaram que seu uso aprimora a criatividade.

Outro relatório, desta vez da MyCloudIT, plataforma de gerenciamento e entrega de aplicativos e desktops em nuvem, afirma que os trabalhadores são mais produtivos quando podem trazer seu próprio dispositivo móvel e quando a mobilidade no local de trabalho é incentivada.

Ao que tudo indica, ao invés de servir como uma distração, os dispositivos móveis estão realmente capacitando os trabalhadores a fazer mais, ao elevar a qualidade de seu trabalho a um novo patamar. Os benefícios? Redução de custos, aumento de receita, portabilidade, disponibilidade, produtividade, flexibilidade.

A QUESTÃO DA SEGURANÇA

O uso de dispositivos móveis no ambiente de escritório facilitou o acesso e a implementação de novas tecnologias: computação na nuvem, máquinas virtuais, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), wearables e muito mais. Beneficiadas por aplicativos que praticamente trazem o escritório até a ponta de seus dedos, muitas pessoas já exercem o home office. Porém, o uso massivo de aplicativos que conectam funcionários a empresas privadas, possivelmente em redes não seguras, deixando dados confidenciais desprotegidos, está levando as empresas a se preocupar e investir mais em segurança.

Segundo pesquisa da Avast, empresa de softwares antivírus sediada na cidade de Praga, República Tcheca, o trabalho remoto atrai candidatos por vários motivos. Quando inquiridos sobre os benefícios de trabalhar remotamente, 34% dos funcionários de pequenas e médias empresas disseram que isso os deixou mais felizes, enquanto 30% afirmaram que os tornou mais produtivos. No geral, 59% disseram que eram mais produtivos fora do escritório. Ao final, a pesquisa assegura: “Se a força de trabalho móvel está aqui para ficar — e o relatório sugere que sim — é essencial que as empresas protejam seu hardware e ativos digitais.”

O QUE VEM A SEGUIR

O uso de dispositivos móveis incentiva as empresas a continuar inovando, motivando os trabalhadores a encontrar novas maneiras de conduzir os negócios de maneira mais eficiente e segura. Desenvolvendo e implementando uma estratégia de mobilidade que atenda às suas necessidades, as empresas já podem se preparar para colher os benefícios.

Mauricio Soutinho :