Os telhados verdes, também chamados de telhados vivos, são aqueles cobertos por uma camada de vegetação, e sua popularidade aumentou nas grandes cidades do mundo inteiro. Embora bonitos, os telhados verdes têm um propósito muito maior do que o simples embelezamento.
Os telhados verdes possuem funções semelhantes, mas cada instalação é única. Os benefícios descritos a seguir, contudo, podem ser alcançados por praticamente todos os sistemas e configurações.
Reduzem o escoamento de águas pluviais — durante chuvas fortes ou contínuas, tão comuns no verão brasileiro, o escoamento pode sobrecarregar a infraestrutura de águas pluviais, causando prejuízos que todos conhecem. Os telhados verdes retêm a água da chuva e, com o auxílio da vegetação, devolvem uma parte dessa água à atmosfera, por evaporação e evapotranspiração.
São energeticamente eficientes — os telhados verdes reduzem o fluxo de calor através do telhado, e menos energia para resfriamento ou aquecimento pode levar a economias significativas. No inverno, minimizam a perda de calor por meio de isolamento adicional no telhado; no verão, protegem o edifício da radiação solar direta, ajudando a reduzir o efeito da ilha de calor urbano (ICU), uma condição na qual os ambientes urbanos absorvem e retêm o calor e que nas grandes cidades pode causar uma diferença de 5º Celsius entre diferentes lugares na mesma cidade.
Melhoram a qualidade do ar — as folhas da vegetação prendem as partículas de poeira do ar e a evapotranspiração esfria a temperatura ambiente. Menos poluição resulta em maior qualidade de vida, menor necessidade de serviços de saúde e economia de custos para a sociedade.
Proporcionam isolamento acústico — um telhado verde significa uma camada extra de isolamento e irá absorver até 30% da poluição sonora ambiental.
Servem como habitat — os telhados verdes auxiliam na biodiversidade, podendo servir de refúgio para espécies como pássaros, insetos, morcegos e abelhas, vitais para o equilíbrio ecológico.
Têm maior durabilidade — a camada de vegetação protege dos raios ultravioleta e das oscilações extremas de temperatura diárias. Essa proteção estende a vida útil da impermeabilização duas vezes mais do que uma cobertura convencional, o que significa que as membranas sob telhados verdes duram duas vezes mais do que aquelas em telhados tradicionais.
Melhoram a avaliação de edifícios — um telhado verde é capaz de impactar fortemente qualquer sistema de certificação ambiental, sendo um dos itens que mais contribuem para obter o LEED. Nenhuma ação sozinha pontua tanto como sua instalação, podendo aumentar a pontuação em 7 créditos diferentes, e será ainda melhor se forem escolhidas plantas nativas da região geográfica específica da edificação.
Criam novos empregos — uma nova indústria representa um novo mercado que proporcionará oportunidades de emprego.
E as desvantagens da instalação de um telhado verde? São pouquíssimas, sendo o custo de instalação a principal. Um telhado verde será naturalmente mais dispendioso de instalar do que um telhado plano tradicional, pois a estrutura subjacente pode ter de ser reforçada para lidar com a carga adicional. A manutenção extra também deve ser considerada, pois ele deve ser tratado como um jardim.
Os chamados green roofs oferecem tantos benefícios que seria ilógico não se considerar uma instalação em uma área apropriada. Uma vez instalado, um telhado verde é bonito, de baixa manutenção, ecologicamente correto e, o mais importante, traz mais alegria e acolhimento às pessoas em comparação com um ambiente cinza e frio.