Rate this post

A engenharia civil existe desde o primeiro assentamento humano e possibilitou os grandes projetos de construção do mundo antigo. A tecnologia e a inovação sempre foram fundamentais para o seu desenvolvimento e agora a tecnologia digital pode otimizar seus diversos processos, desde a gestão de alvarás e licenças, até as operações que dependem de documentos. Confira alguns tipos de tecnologia que já estão no mercado e são tendência para 2022.

Uso de drones — os benefícios da utilização de drones na construção civil são numerosos e significativos, desde o mapeamento inicial e o levantamento do canteiro de obras, até medições volumétricas para trabalhos de corte e aterro, rastreamento de progresso, inspeção, vigilância e segurança do local. Eles fornecem uma maneira mais segura de inspecionar edifícios instáveis, pesquisar áreas de um canteiro de obras de difícil acesso por terra e melhorar a produtividade.

Realidades virtual e aumentada — já estão sendo utilizadas no setor de engenharia, gerando informações concretas sobre projetos, componentes e maquinário, para economia significativa de tempo e despesas. Ao proporcionar uma apresentação eficiente do projeto, facilitam, para investidores e compradores, a experiência de visualização de um desenho técnico pré-construção. Podem ser usadas em diversas funções, desde treinamentos, compatibilização de projetos, verificação de estruturas e auxílio no canteiro de obras, até para apresentação de ambientes aos clientes.

BIM — atualmente, tem-se usado muito o BIM (Building Information Modeling), uma metodologia de gestão de projetos que consiste na criação de um modelo 3D inteligente que possibilita gerir documentos, coordenar e fazer simulações ao longo do ciclo de vida do projeto (planeamento, concepção, construção, operação e manutenção). Por ser um instrumento de gestão das informações, fluxos de trabalhos e procedimentos, o BIM consegue prever problemas com mais facilidade. Em 2022, será ainda mais comum a substituição de projetos em papel para tablets e smartphones.

Uso de aplicativos móveis — ao permitir coletar e enviar informações em tempo real para o escritório, a tecnologia móvel está mudando a indústria da construção. Aplicativos móveis são utilizados para rastrear atividades diárias, fornecer informações críticas e otimizar a colaboração entre as equipes em campo e no escritório. O uso de aplicativos móveis facilitou a comunicação remota e o acesso ao local de trabalho sem a necessidade de deslocamento, incluindo inspeções visuais em tempo real, apresentação de projetos e inspeção de alvarás e licenças por meio de uma plataforma única e online.

A tecnologia de construção está transformando a engenharia civil. É fundamental pensar em como os sistemas se interconectam, os tipos de ferramentas de gerenciamento usadas e como seus sistemas processam as informações. O futuro será orientado por dados.