X
    Categories: FacilitiesTecnologiaTransformação Digital

SERVIÇOS DIGITAIS NO LOCAL DE TRABALHO

Rate this post

A tecnologia e a gestão da informação desempenham um papel cada vez mais importante em Facilities Management, o que tem resultado em mudanças significativas: nas expectativas dos funcionários, na tecnologia do local de trabalho e nas organizações. Como proporcionar uma excelente experiência em locais de trabalho híbridos?
A IoT é provavelmente um dos fenômenos mais discutidos atualmente, mas qual é o seu valor agregado para o setor de FM? Com a introdução de medidores, sensores, sistemas prediais e dispositivos que medem o comportamento real e se comunicam e interagem com outros sistemas, a IoT tem uma ampla aplicação em Facility Management, permitindo que os profissionais entendam melhor como seus prédios, locais de trabalho e ativos realmente funcionam.
A transformação digital no gerenciamento de instalações continua evoluindo, e com uma dupla ação: ela automatiza tarefas manuais relacionadas a processos de negócios e introduz uma variedade de sistemas de dados. Dessa forma, pessoas, processos e tecnologia criam um novo ambiente com melhor qualidade de serviço, produtividade e desempenho, e o software de gerenciamento de instalações assume o papel de espinha dorsal dos aspectos tecnológicos. Esse software pode ser integrado a outras ferramentas ou aplicações que a empresa utiliza regularmente. Por exemplo, integrar o software FM com sistemas para reservar salas de conferências ou reuniões, utilizar ferramentas de comunicação para receber feedback, e assim por diante. É preciso também agilizar os pedidos de assistência, como, por exemplo, relatórios sobre impressoras, máquinas de café estragadas e outros equipamentos comuns.
A transformação digital no setor de FM possibilita a automação de processos, otimiza as operações e também envolve as pessoas. E o resultado de tudo isso? Eficiência tecnológica, transparência de processos, análise de desempenho de dados, produtividade e sustentabilidade no local de trabalho. Os sistemas operam de forma eficiente, os usuários interagem com os edifícios e controlam sua experiência, os funcionários também adaptam e personalizam sua experiência de várias maneiras.
A transformação digital em FM traz novos padrões sobre como trabalhamos e vivemos, além de melhorar o desempenho do edifício, automatizando processos e reduzindo o impacto ambiental. O setor de Facilities não sofre com a escassez de software; a integração desses softwares com outras ferramentas ou aplicações que a empresa utiliza regularmente altera os processos lineares, mecanicistas, e a adoção de IoT, aprendizado de máquina e IA otimiza o desempenho de sistemas complexos. E por que gastar tempo em trabalhos mecânicos e desinteressantes, quando é possível se concentrar no que realmente importa?

Mauricio Soutinho :