X
    Categories: ArquiteturaConstruçãoSustentabilidade

FACHADAS VERDES

Rate this post

No desafio do desenvolvimento em áreas urbanas densas e a preservação ambiental, a sustentabilidade é um requisito significativo. Envolver o edifício com vegetação pode ser usado como um meio para restaurar as condições ambientais nessas áreas, criando lugares termicamente confortáveis e visualmente surpreendentes: são as fachadas verdes.

As fachadas verdes são criadas por plantas trepadeiras e heras, envolvendo o exterior de uma edificação, e construí-las é uma maneira relativamente fácil de adicionar uma dimensão estética criativa ao local. Elas podem combinar de maneira interessante com tijolos, cimento, pedra e outros acabamentos externos.

Além de seu apelo visual, as fachadas verdes oferecem vários outros benefícios:

Solução acústica — segundo estudos, elas amortecem o ruído externo de 2,5 a 3 decibéis e aumentam a sensação de paz e tranquilidade dentro da edificação; biodiversidade e habitat — uma fachada verde pode fornecer o habitat necessário para várias espécies animais, incluindo pássaros, borboletas e insetos; projeto biofílico — revestir o exterior de uma residência com plantas é uma maneira simples de incorporar um design biofílico que possa posteriormente melhorar a saúde dos seus ocupantes por meio de um contato mais direto com o mundo natural em que habitamos; maior isolamento térmico — a camada de material vegetal externa pode proteger as paredes da radiação solar direta, causando uma menor absorção de calor durante o dia e reduzindo o efeito de ilha de calor urbana; cidades mais saudáveis e ar mais limpo — as plantas usadas em uma fachada verde podem melhorar a qualidade do ar ao redor, especialmente para pessoas que vivem em áreas urbanas; potencial para créditos LEED — fachadas verdes podem ajudar a edificação a ganhar créditos LEED, incluindo créditos para projeto paisagístico, eficiência hídrica, local sustentável, energia e atmosfera e inovação em design.

A questão dos danos causados a um edifício por raízes de trepadeiras é frequentemente levantada, mas somente se a fachada já tiver argamassa solta ou rachaduras é que surgirão problemas. Portanto, é importante que um edifício seja inspecionado quanto a falhas, para que sejam reparadas antes do plantio de qualquer vegetação. Com plantas trepadeiras, é necessário inspecionar o prédio anualmente.

As fachadas verdes fazem uma grande diferença na paisagem urbana. Elas devem fazer parte da estratégia para cidades mais sustentáveis e, por sua capacidade de absorver calor e água, são excelentes soluções para o gerenciamento do calor urbano, redução dos custos de energia das edificações e gerenciamento da água. Fachadas verdes podem ser aplicadas em qualquer lugar: prédios, pontes e espaços públicos, limpando o ar e embelezando o nosso entorno.

Mauricio Soutinho :