X
    Categories: Energia RenovávelSistemas fotovoltaicosSustentabilidade

ENERGIA LIMPA

Rate this post

Os combustíveis fósseis, causadores de grande poluição ambiental, são os atuais propulsores da economia mundial, mas eles não durarão para sempre. Estima-se que as reservas de petróleo e gás natural mundiais se esgotem até 2060. Nesse ambiente hostil, um caminho mais verde e sustentável pode ser pavimentado pelo uso de energia limpa, renovável, e que não lança poluentes na atmosfera.
BRASIL, PAÍS ENSOLARADO
O Brasil é o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo. O estado que mais investe em tecnologia fotovoltaica é Minas Gerais, seguido de Rio Grande do Sul e São Paulo. Em termos de cidades que mais usam a energia solar, o Rio de Janeiro desponta como a campeã, seguida de Campinas, Uberlândia e Brasília. Segundo dados de 2018, menos de 0,75% do total da matriz energética brasileira eram produzidos por meio de sistemas solares fotovoltaicos. Quanto desse potencial não tem sido desperdiçado? Mas uma boa notícia vem do Ministério de Minas e Energia, o qual informou que as fontes renováveis de energia, que incluem hidráulica, eólica, solar e bioenergia, chegaram a 46,1% de participação na Matriz da Demanda Total de Energia de 2019, aumentando 0,6 ponto percentual em relação ao indicador de 2018. A energia solar cresceu 92% e a eólica, 15,5%, fontes que, somadas, contribuíram com 50% do aumento da participação das renováveis na matriz, diminuindo a necessidade de gerar eletricidade a partir de combustíveis fósseis ou carvão.
O território brasileiro tem a melhor matriz de energia renovável do mundo, segundo o professor Nivalde Castro, que coordena o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel): “Enquanto no resto do mundo é entre 17%, 18%, o Brasil tem 80% de energia renovável”. Ainda há, entretanto, um enorme potencial de crescimento da energia eólica e solar. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a instalação de equipamentos de geração de energia solar no Brasil já corresponde a cerca de 3 gigawatts em potência instalada.
REDUÇÃO DE IMPOSTOS
No dia 20 de julho passado, o Diário Oficial publicou resoluções da Camex (Câmara de Comércio Exterior), que oficializaram a medida que concede Ex-Tarifário para módulos fotovoltaicos. Trata-se de um benefício temporário concedido pelo governo para produtos importados que não têm um equivalente nacional ou que não são produzidos pela indústria nacional. Grande incentivo para tornar realidade o enorme potencial de crescimento da energia solar em nosso país, a isenção tarifária dos módulos fotovoltaicos vai de 1º de agosto de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Constam da lista, com cerca de 100 itens, não somente os módulos fotovoltaicos, como também inversores trifásicos, bombas para sistemas de irrigação movidos a energia solar e trackers, que fazem os painéis seguirem o deslocamento do sol. Para saber o que significa essa eliminação do imposto de importação para equipamentos de energia solar, visite nossa página http://inteligenciapredial.com/governo-zera-imposto-de-importacao-para-equipamentos-de-energia-solar-o-que-isso-significa/ .
Acompanhe em nossas redes sociais próximas publicações sobre o tema.

Mauricio Soutinho :